Mais de 56% dos consumidores têm intenção de comprar presentes para o Natal, aponta pesquisa
09/12/2025
(Foto: Reprodução) Rua Grande, principal centro de comércio de São Luís.
Adriano Soares/ Grupo Imirante
Um levantamento divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) apontou que, neste ano, 56,2% dos consumidores estão dispostos a presentear ou fazer compras durante o Natal.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Os dados revelam que os consumidores dispostos a presentear, 60,2% deve comprar dois presentes. Entre os itens que mais aparecem nas intenções de compra estão vestuário (66,2%), brinquedos (27,5%), sapatos e acessórios (22,3%).
Em seguida, aparecem itens de cama, mesa e banho (13,7%), perfumaria (9,2%) e cestas natalinas (6,5%) também são opções de compras durante as festas de fim de ano.
Entre os lugares mais citados para realizar suas compras, os consumidores devem optar pelas lojas de shopping com 48,2% das intenções, seguidas por lojas de rua e bairros (36,2%) e pelo centro comercial da Rua Grande (28,8%).
Apesar de ser popular, a busca pela compra de itens pela internet registrou apenas 1,5% de intenção entre os entrevistados. A pesquisa revelou um uso mais intenso do e-commerce por mulheres na categoria de vestuário, enquanto homens se concentram em eletrodomésticos.
De acordo com o estudo, as promoções são o fator determinante mais citado para fazer as compras, com 74,4%, seguidas por preço (67,5%), variedade de produtos (17,9%), recepção dos vendedores (9,5%) e qualidade (8,9%).
Formas de pagamento
O estudo também buscou saber entre os consumidores quais as formas de pagamento preferidas para comprar os presentes de fim de ano. O cartão de crédito segue predominante, sendo citado por 68,9% dos entrevistados.
Depois, aparecem pagamentos à vista, em dinheiro ou PIX citados por 33,4% dos consumidores e, em terceiro lugar, aparece o débito com 20,8% das intenções para pagamento das compras.
De acordo com a Fecomércio, modalidades como crediário e PIX parcelado tiveram pouca expressão, sendo citados, respectivamente, por apenas 7,3% e 1,8% dos entrevistados.
Entre os consumidores que parcelam, eles optam por prazos curtos com parcelas entre 1 a 6 vezes, sendo mencionadas por 72,6% dos entrevistados.
Formas de celebrar o Natal
A pesquisa também detalhou como os consumidores pretendem comemorar o Natal. Cerca de 58% dos entrevistados devem celebrar a data, sendo que 71,7% farão a festa em casa ou na casa de parentes e amigos.
Depois, na lista de intenções de formas de comemoração, aparecem restaurantes (5,2%) e igrejas (3,7%), enquanto apenas 0,4% planejam viajar. 35% ainda não decidiram se terão celebração.
A metodologia reforça a consistência do levantamento. O estudo ouviu 700 consumidores entre 11 e 14 de novembro de 2025, em pontos de grande fluxo da capital.
O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, considerando o universo estimado de 791.768 consumidores com 18 anos ou mais.