Trama golpista: Supremo tem segurança reforçada para julgamento histórico
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Trama golpista: Supremo tem segurança reforçada para julgamento histórico
O STF - Supremo Tribunal Federal está com a segurança reforçada para o julgamento histórico da trama golpista.
É um julgamento que desperta o interesse do público. Mais de 3,3 mil pessoas pediram para acompanhar pelo menos uma das sessões. Os primeiros 1,2 mil inscritos vão poder acompanhar as sessões de dentro da sala da Segunda Turma do Supremo, que fica em um andar diferente de onde o julgamento vai ocorrer. São 150 lugares em cada sessão.
O STF credenciou 501 jornalistas brasileiros e de outros países. Os 80 que chegarem primeiro vão poder acompanhar o julgamento na Primeira Turma. Os réus que quiserem comparecer também podem ficar no plenário. Bolsonaro e Braga Netto, que estão presos, dependem de autorização. Advogados e assessores do STF também poderão estar no plenário. A entrada deles será por ordem de chegada, porque as vagas são extremamente limitadas. Quem não conseguir entrar poderá assistir em telões instalados no pátio em frente ao prédio onde ficam as turmas.
Segurança reforçada
Trama golpista: Supremo tem segurança reforçada para julgamento histórico
Jornal Nacional/ Reprodução
A segurança ao redor da Praça dos Três Poderes já foi reforçada. O STF - Supremo Tribunal Federal convocou agentes da Polícia Judicial dos estados para atuar nos próximos dias. Eles estão em alojamentos dentro do STF.
A PM do DF também aumentou o efetivo com viaturas e policiais que vão ficar nas redondezas do Supremo até o final do julgamento. E, nesta segunda-feira (1º), já colocou barreiras para impedir que carros estacionem em frente à Praça dos Três Poderes. O trânsito seguirá livre. A Tropa de Choque da PM vai ficar de sobreaviso e o Batalhão de Forças Especiais ficará de prontidão na área ao lado do Supremo.
No Palácio do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional também mandou colocar grades ao redor do prédio.
LEIA TAMBÉM
'Tentativa de golpe esquisita e bárbara', 'temor de fuga': o julgamento de Bolsonaro na imprensa internacional
Trama golpista: veja como será o rito do julgamento de Bolsonaro e outros sete aliados na 1ª Turma
A trama do golpe: um julgamento inédito na história brasileira
Julgamento da trama golpista: maioria dos réus indica que deve acompanhar sessões no STF de forma remota